Falando sobre Bullying – Séries Iniciais

No dia 05 de novembro, dando continuidade aos trabalhos relacionados ao tema do Projeto da Escola, foi passado para os alunos das Séries Iniciais o curta-metragem “Você é especial”, de Max Lucado (http://www.youtube.com/watch?v=NoZaMY2S2-Y&hd=1) com o objetivo de sensibilizar e criar um espaço para alunos e professores discutirem o Bullying.

O filme conta a história de Pontinelo, que vive numa pequena cidade habitada por pessoas feitas de madeira, onde os relacionamentos baseavam-se em adesivos de Estrelas e de Bolinhas. Aquele que estava dentro dos padrões da cidade ganhava uma Estrela, e aquele que tivesse fora dos padrões ganhava uma Bolinha, e por esse motivo era alvo de risadas, críticas, rejeição, etc. Na cidade todos se preocupavam em ganhar Estrelas, faziam de tudo para serem aceitos, não enxergando a vida com outros olhares. Pontinelo era o único que não tinha nenhuma Estrela, e esse era o motivo de ser muito conhecido na cidade. Tinha somente Bolinhas, era sempre humilhado, criticado... No “Festival de Adesivos”, evento promovido pelo prefeito, Pontinelo sujeita-se aos mandos do mesmo, colocando em risco sua própria vida, tentando conquistar ao menos uma Estrela, tentando escapar de ganhar o troféu de “Mais Bolas”. Lúcia, uma jovem de bem com ela mesma, não possuía Estrelas nem Bolas, e, de alguma forma também sofria discriminação da sociedade, porém, ao contrário de Pontinelo, ela não se importava com o que ou outros pensavam dela. Impressionado pelo fato de ela não ter nenhum adesivo, Pontinelo decidiu aceitar seu conselho e foi visitar Elai (o grande marceneiro, criador de todos os moradores da cidade). Lá, Pontinelo falou sobre suas angústias e sobre sua necessidade de ser aceito por todos. Elai disse que ele era perfeito e era especial, porque ele o havia criado e ele não costumava errar. Disse também que levaria algum tempo, mas desde que Pontinelo acreditasse que era especial, estaria livre de seus adesivos.


Ao final do filme, os professores dirigiram-se para as salas onde discutiram o filme, o bullying e as consequências para as pessoas que são vitimadas por ele. Os alunos produziram e expuseram cartazes confeccionados a partir de suas reflexões.