História

            A família Paulo Rizzieri de Içara foi constituída por Paulo Rizzieri e Catarina Luchetta, nascida em Senegal, na Itália. Paulo Rizzieri foi um dos mais destacados empresários e líderes comunitários de nossa região. Nasceu na localidade de Urussanga, em 21 de fevereiro de 1882. Era filho de Giovanni Rizzieri e de Constância Tonon Rizzieri.
           Depois de iniciar a sua profissão de agricultor em sua terra natal, transferiu-se para a localidade de São Rafael, no atual município de Criciúma. Em 1918, fixou residência no Morro Albino ali intensificou a sua atividade empresarial, também exercia a importante função de Delegado de Quarteirão e intensa atividade comunitária e política.
           Em 1936, transfere suas atividades empresariais para o atual município de Içara, onde possibilitou-lhe ampliá-las, com a instalação de uma usina elétrica a vapor e um comércio de secos e molhados. Em sua homenagem, na década de 1964, seu nome foi dado a escola. Paulo Rizzieri faleceu em Içara em 12 de fevereiro de 1938.