Família,escola e comunidade construindo uma nova história

Visando proporcionar melhores condições de vida a todos os cidadãos do Município de Içara, integrando e aproximando as famílias da escola e dos demais recursos disponíveis nas comunidades, percebe-se a necessidade da elaboração deste projeto abrangendo diversos segmentos do poder público e da sociedade em geral, estabelecendo uma rede entre os mesmos com o objetivo não só de ser ator no processo educativo, mas participar direta ou indiretamente do desenvolvimento integral dos alunos em seus aspectos: físico, emocional, social e espiritual.

Não cabe exclusivamente ao poder público, mas a toda a sociedade civil organizada a tarefa de pensar/atuar para a melhoria das condições de vida de toda a população.

A escola é um dos espaços onde se concentram representantes das famílias residentes na comunidade local (crianças e adolescentes), mas sozinha ela não dispõe de todos os recursos necessários para atendê-las. Precisa, portanto, valer-se dos recursos disponíveis como: serviços, profissionais e líderes comunitários para oferecer o apoio/atendimento nas áreas em que surgem as demandas.

A fim de desenvolver o pensamento crítico, muitas vezes é necessário criar outras demandas, questionar/problematizar constantemente o que já existe, desconstruir idéias e conceitos arraigados. Afirmar as diferenças e combater as desigualdades, contribuir para que a escola cumpra seu papel de humanização e socialização, buscar ações interdisciplinares, promover a formação de redes, articulando vários setores e agentes, todos buscando o mesmo objetivo.

Ressalta-se a importância da prática da leitura; não somente o domínio de conhecimentos científicos, mas também o conhecimento do mundo, fazendo do indivíduo um cidadão crítico-reflexivo atuante na história. Não basta dizer que “é bom ler”, mas faz-se necessário torná-la uma prática constante.

A partir das reflexões expostas acima, propõe-se um projeto que promova uma maior interação entre as famílias e a escola através dos diversos segmentos da comunidade, a fim de se construir uma nova história, pautada na reavaliação do processo ensino-aprendizagem, dos valores éticos, morais , educacionais e na valorização das relações.