"Educação inclusiva para uma sociedade inclusiva"

             Aconteceu neste dia 06/04 a reunião pedagógica com a presença de grande parte dos funcionários e a participação da coordenadora do Ensino Fundamental Marlene Casagrande.
O tema proposto foi “EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA” visto que a equipe de profissionais tem uma grande preocupação em reconhecer e respeitar as diferenças e o desenvolvimento dos educandos.
            A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
            A reunião iniciou com uma dinâmica onde os professores puderam sentir na pele as dificuldades de um aluno com necessidades especiais e na sequencia a coordenadora Marlene apresentou várias leis que abordam o assunto em questão e todos concluíram que a Educação Inclusiva é um processo dinâmico que está em evolução constante.






A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com os fracassos (com o fim deles)...

(ABRAMOWICZ, 1997).